7.5.08

boomtown rats


"Bob Geldof afirmou hoje em Lisboa que Angola é um país "gerido por criminosos". As palavras do músico e activista, que se deslocou a Portugal para participar numa conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo Banco Espírito Santo (BES) e o jornal "Expresso", provocaram polémica e levaram mesmo o banco liderado por Ricardo Salgado a demarcar-se das afirmações de Bob Geldof, considerando-as "injuriosas", seguindo-se depois o "repúdio" da Embaixada de Angola em comunicado oficial ao princípio da noite.

O Grupo Espírito Santo (GES) tem interesses fortes no país, através do Banco Espírito Santo Angola e da Escom, uma empresa que opera em áreas tão diversas como a exploração de diamantes, aviação, imobiliário, pescas, obras públicas, saúde e agricultura. Por isso, as palavras do músico causaram um natural embaraço ao GES e podem mesmo causar constrangimentos nas relações entre o grupo e as autoridades angolanas.

"O Grupo Espírito Santo vem, formal e inequivocamente, declarar que é totalmente alheio e não se identifica com as afirmações injuriosas que Bob Geldof produziu esta tarde [ontem] num evento Expresso/BES relativamente ao Estado de Angola"."

in jornal de negócios

Sem comentários: